Teleférico Funchal-Monte

Experiência

A cidade do Funchal é reconhecida por Cidade Jardim, fruto da convivência dos espaços verdes com o casario, com grande riqueza florística, numa simbiose entre o meio rural e a urbe. Esta harmonia paisagística e ambiental proporciona agradabilidade à experiência do passeio de teleférico. 

Veja a cidade a afastar-se e subindo as encostas aproxime-se de uma natureza íngreme, enquadrada pelo azul atlântico. Da cidade ao alto da freguesia do Monte, veja também a beleza natural da Madeira, a sua orografia e a sua geologia.

Monte Ilha da Madeira

À medida que for subindo o ambiente evoluirá e a malha urbana será substituída por encostas verdejantes, montes e vales, numa viagem com a cidade e o mar em pano de fundo. O percurso termina no Monte, localidade com uma paisagem e envolvência românticas, onde podem ser visitados:

Monte Ilha da Madeira

Aqui se encontram os tradicionais “carrinhos de cesto” do Monte, que desde há mais de um século deslizam de regresso ao Funchal – uma experiência simples e animada – e muito atual considerando as suas caraterísticas ecológica e amiga do ambiente!

Continuando um dos passeios tradicionais e mais apreciados pelos turistas e pela população, outrora proporcionado pelo comboio do Monte, o Teleférico do Funchal oferece nos nossos dias aos seus passageiros um passeio sobre a paisagem e um panorama de 360º, comodamente sentados – todos com lugar à janela.

Segurança

As funções principais de controlo do sistema, tais como a regulação da velocidade e as funções de abertura e fecho das pinças que suspendem os veículos do cabo, são permanentemente monitorizadas por autómatos e circuitos eletrónicos de segurança. 

Também na parte mecânica a instalação incorpora todos os sistemas e componentes que a tecnologia disponibiliza, para oferecer aos passageiros um funcionamento suave e com a máxima segurança.

A Estação do Monte é a estação de acionamento e contém também uma garagem para parqueamento das cabines. A Estação do Funchal, também chamada estação de retorno, é onde se encontra o sistema hidráulico de tensionamento constante do cabo.

O percurso tem aproximadamente 3.200 metros de comprimento inclinado, ao longo do qual vence um desnível de 580 metros. A velocidade na linha é regulável até aos 5,0 m/s, o que permite regular o tempo de percurso entre 11 a 20 minutos. Normalmente o percurso é realizado em 15 minutos.

Também do ponto de vista dos procedimentos de exploração e operação o Teleférico do Funchal procura assegurar os melhores níveis de segurança. Toda a equipe de operação e manutenção funciona sob padrões normalizados em regulamento próprio e normas europeias da especialidade.

Todo o pessoal recebe formação inicial, continuada por posteriores formações de atualização e desenvolvimento.

Características técnicas

Caraterísticas Técnicas

Informações Técnicas

  • Percurso: comprimento inclinado 3200 metros
  • Velocidade: 0 - 5 metros/segundo
  • Torre mais alta: 39 m (torre 3)
  • Maior vão entre apoios: 540 m (torre 3 <-> torre 4)
  • Capacidade de transporte: Até 800 Pessoas por hora, em cada direção
  • Veículos: 39

Mostre o seu bilhete no embarque

Saiba Como
  • A lotação máxima de cada veículo é de 7 (sete) pessoas;
  • A lotação mínima de cada veículo quando existam passageiros à espera para embarcar é de 6 (seis) pessoas.